quinta-feira, 28 de setembro de 2017

SETEMBRO II


Setembro, traz-me nas memórias da minha infância, entre outras, o cheiro das figueiras e o sabor doce dos figos, o perfume e as cores das flores tradicionais, que sempre havia no nosso jardim e no quintal, e que eram cuidadas pela minha mãe. O sabor agri-doce das uvas Borraçal e o sabor bem doce das uvas Vinhão. O cheiro do mosto, depois da vindima das nossas uvas. Vagamente, muito vagamente, lembro-me também dos dias de férias em criança, passados em família, na praia da Póvoa de Varzim. Doces, como a fruta bem madura, são as lembranças desses dias.

As flores


As flores da minha infância são de variedades muito antigas e populares. Naquele tempo as variedades de flores desta época do ano, pouco mais eram que estas. Não haviam muitas das variedades que há agora.
Porque foram omnipresentes na minha vida, sinceramente, acho que agora seria muito triste para mim, passar um dia sem ver flores.
Na casa onde nasci, houveram sempre; no quintal, couves para o caldo, e no jardim, flores para alegrar a casa e o próprio jardim. Rústicas, resistentes, bonitas e generosas como as pessoas daquele tempo, estas são as variedades de flores que a minha mãe semeava e cuidava e que por esta altura do ano ainda floresciam e alegravam a casa e o nosso jardim.

Cosmos
Os Cosmos nem era preciso semear-los, rústicos como são, as sementes que caiam na terra, germinavam no ano seguinte. São flores que alegram o Verão o Outono e parte do Inverno.

Cosmos amarelo-castanho
Para quebrar a hegemonia do rosa e branco, cresciam também Cosmos nas cores amarelo-castanho.

Sécias
Imagem: jparkers.co.uk
As Sécias com os seus encantadores pom-poms  e o seu forte colorido enchiam de cor,  o espaço onde cresciam.

Centaureas na cor Roxo
As Centaureas roxas, com os seu pequenos pom-poms e as suas pétalas que parecem recortadas à mão.

Cravos-jaropes
Os Cravos-jaropes (nome mais comum aqui na região), também chamados Cravos Xaropes, Cravos-da-Índia ou Tajetes, de cultivo fácil e muitas vezes espontâneos,  resplandeciam como pequenos sois, iluminando o nosso jardim.

Esporas cor de rosa

As flores das Esporas, de fragrância encantadora, simples e rústicas, com as suas cores em tons de aguarela, tinham sempre o seu lugar no nosso jardim.

Esporas azuis
As flores das Esporas têm a curiosidade de o seu centro se assemelhar à cabeça de um pequeno coelho. Por esse motivo os ingleses também chamam a esta flor Little-Bunny. E você, consegue ver a cabeça do coelhinho, com os seus dentinhos salientes?

Beladona ou Lírio de Nossa-Senhora

A Beladona ou Lírio-de-Nossa-Senhora, com os seus grandes bolbos escondidos na terra durante parte do ano,  em Setembro, aparecia como por magia do nada,  com as suas grandes flores perfumadas e em forma de cálices. Todos os anos sempre no mesmo local, anunciava que o fim do Verão estava próximo.

Fins-de-Verão
Este girassol mais pequeno, com esta bonita flor, também florescia no nosso jardim. Lembro-me que lhe chamavam Fins-de-Verão, talvez por florescer de Setembro até Outubro. O seu nome oficial é Heliantus, mas também é conhecida por Girassol-batateiro, provavelmente porque o seu rizoma é comestível e com uma consistência parecida com a da batata.

Eram estas as flores que floresciam por esta altura do ano no nosso jardim e são estas as flores que eu senti vontade de ter e tenho no meu jardim. Talvez uma forma inconsciente, de prestar homenagem à minha mãe e de suavizar a sua ausência.

Wilson Teixeira
Imagem: www.votunews.com.br

Para rematar esta mensagem sobre estas recordações do mês de Setembro, uma bonita canção, com o titulo, Flores de Setembro, interpretada pelo cantor brasileiro Wilson Teixeira, que pode ouvir clicando aqui.