sexta-feira, 7 de julho de 2017

Celebração de Nossa Senhora das Candeias. 04

A origem

Celebrou-se no passado dia 2 de Fevereiro o dia de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Luz.
A tradição neste dia, mescla o sagrado com o profano, como em muitas das celebrações que acontecem nas festas e romarias de Portugal e um pouco por todo o mundo.
Segundo algumas fontes, as festividades que se realizam neste dia, tem a sua origem durante a antiguidade grega ou romana, dedicado ao deus Pã. Na Irlanda a tradição Celta, diz-nos que esta celebração, tem origem numa festa que celebrava o culto, a uma divindade da sua mitologia: A deusa Brígida. Depois da Irlanda ter sido cristianizada, este dia passou a ser dedicado a Santa Brigida padroeira da Irlanda.
A Igreja Católica celebra neste dia a festa de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Luz.
Em qualquer das tradições e das celebrações, antigas ou recentes, o motivo foi e é o mesmo: a celebração da Luz.
Sem pretensões, eis aqui um pequeno resumo de uma pesquisa feita por mim, sobre o que se publicou acerca da origem desta celebração.

Nossa Senhora das Candeias
Imagem: rezairezairezai

Santa Brígida

Santa Brígida da Irlanda
Imagem: catholicsaintmedals.com

Santa Brígida, foi uma religiosa católica irlandesa, freira e depois abadessa. Mulher inteligente, extremamente piedosa e bondosa. Fundou vários conventos, e é hoje venerada como santa. É uma das padroeiras da Irlanda, festejada no dia 1 de Fevereiro.


Representação de uma "Ferraria Medieval"
Imagem: gulfcoastblacksmith.com
Reza a tradição, que em outra homenagem à deusa do fogo, Santa Brígida fundou uma escola de arte, especializada em trabalhos de metal e iluminuras, da qual saíram, alguns dos trabalhos mais impressionantes da época, incluindo o lendário livro de Kildare.

Monges copistas e iluminadores
Imagem: ensinarhistoriajoelza.com.br
Santa Brígida era famosa pelo seu senso comum e acima de tudo pela sua santidade. No seu dia-a-dia, ela era considerada como uma santa. A Abadia de Kildare tornou-se então, num dos mais prestigiados mosteiros da Irlanda, famoso em toda a Europa cristã.

Iluminura com o B de Brígida
Imagem: ensinarhistoriajoelza.com.br
Santa Brígida foi venerada em grande parte devido ao seu trabalho com os pobres e os doentes, particularmente crianças e mulheres.

Monumento a Santa Brígida em Kildare
Imagem: Wikimedia Commons
Vários milagres lhe são atribuídos, nomeadamente, aquele que se conta sobre a transformação da água em leite, para dar a uma criança com fome e o de um barril de leite, por ela enviado para um vilarejo próximo, que não se esvaziou, enquanto todas as crianças do local, não ficaram alimentadas. No final de saciadas as crianças, do mesmo barril passou a jorrar cerveja destinada aos adultos. Diz a tradição, que as vacas de Brígida davam leite três vezes por dia, para satisfazer as necessidades, de todos os pobres dos arredores da Abadia. Por estes milagres que se contam, a arte litúrgica representa-a habitualmente, com uma vaca a seu lado.


Santa Brígida, a sua vaca e o leite para os necessitados.
Imagem: cbladey.com
Conta-se também, que certo dia, dois leprosos se prostraram diante dela, rogando para serem curados. Brígida ordenou-lhes que se banhassem nas aguas da nascente de Kildare e banhando-se, os dois foram curados da lepra. Estes factos e muitos outros, por sua vez induziram o povo a proclamar a sua santidade e veneração. Há por toda a Irlanda poços, conhecidos como “poços de Santa Brígida” e as suas águas, são conhecidas como milagrosas, por promoverem a cura e a boa saúde. O antigo poço de Santa Brígida, próximo da igreja em ruínas, é um local dos mais venerados da Irlanda e ainda hoje atrai peregrinos.

Poço da nascente de Kildare
Imagem: kildare.ie
Santa Brígida, morreu em Kildare, por volta de 525 e foi sepultada num túmulo da igreja do sua abadia. Por volta do ano de 878, as suas relíquias foram levadas para Downpatrick, onde foram sepultadas junto ás de S. Patrício e de S. Columbano. As relíquias dos três santos, foram posteriormente descobertas em 1185. Em 9 de Junho do ano seguinte foram transladadas solenemente, para a Catedral de Downpatrick.

Catedral de Downpatrick.
Imagem: Interact - Discover Northern Ireland
A sua túnica encontra-se no Santuário de São Donato, na Bélgica e um sapato está no Museu de Dublin mas em 1283 foi decidido que a sua cabeça fosse enviada para a Terra Santa. Disso se encarregaram três cavaleiros que transportaram o crânio da Santa com a maior solenidade.
Fazendo escala em Lisboa, não terão tido os modos convenientes a uma perfeita harmonia com as autoridades locais pelo que, entrando em conflito aberto, foram mortos no campo do Lumiar.
O crânio de Santa Brígida ficou como relíquia de grande veneração na capela ali existente e os três cavaleiros foram sepultados em nichos abertos na parede norte do templo.

 Igreja paroquial do Lumiar
Imagem: musgueirasul.wordpress.com
A actual igreja paroquial do Lumiar em Lisboa, datada de 1603, guarda a venerável relíquia e exibe na sua parede norte os três túmulos dos cavaleiros, que ali foram pelejar e morrer.
Há uma Grande devoção a Santa Brígida na Irlanda, onde é conhecida como a "Santa Maria dos Gaélicos". O seu culto foi trazido para a Europa, pelos missionários irlandeses, nos séculos seguintes à sua morte.
As peregrinações acontecem nos santuários a ela dedicados e são tão relevantes hoje como eram antigamente.

S. Columbano, S. Patrício e Santa Brígida
Imagem: ello.co
Santa Brígida, juntamente com S. Patrício e S. Columbano, forma o trio dos santos padroeiros da Irlanda.

Continua...

Portugal que arde

O espectro





   Já fui verde, sombra, frescura
   Filhos cresceram à volta de mim.
   Hoje, negro espectro que apodrece.
   Ciclo de maldade que não tem fim.


   A vida levanta-se de novo a meu lado
   Pudera fazê-lo, se houve-se seiva em mim
   Secou-me o fogo, corroem-me os vermes
   Precoce e triste, a minha, chegou ao fim.


   Lembra-te insensato, que o fogo ateias
   Os teus vindouros dos meus precisarão
   Uns aos outros na jornada se amparam
   Sem seiva, não há vida, nem verde, nem pão.

   M. Machado 07-2017

   A quem brinca com o fogo, sobra loucura e falta vergonha!...
                                                                                                              Ditado popular