quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

AS MIMOSAS



Janeiro, primeiro mês do ano. Apesar do frio e da chuva gélida que tem caído, nestes últimos dias, o sol tem brilhado proporcionando temperaturas amenas durante o dia, criando as condições ideais para que algumas plantas se apressem em nos mostrar a beleza das suas flores.

Não são pinheiros mas (...) "em verde e oiro se agitam"

Desabrochando em “nuvens de ouro e verde”, inundando o ar com o seu forte perfume, desvanecendo-se em dourados chuviscos quando a brisa agita os seus ramos atapetando de “pepitas de ouro” o chão que as sustenta, as Mimosas (Acácia dealbata), estão entre as primeiras plantas a florir.
 

Manhã de sol, a beleza diáfona de luz e cor nas flores da Mimosa.

A palavra mimosa que na língua portuguesa, se refere ás qualidades de uma coisa tenra, melindrosa, macia ao tato, com suavidade e leveza, também se pode aplicar a pessoa, que é terna, meiga, sensível, débil, delicada e dócil. Mimosa é também o nome de algumas espécies de Acácias que proliferam em Portugal, nomeadamente a Acácia dealbata, planta a cujas flores se podem aplicar algumas destas qualidades e à qual dedico este texto.
 
Que subtilidade e beleza que estes minúsculos pompons de flores nos oferecem

Em Portugal a mimosa, floresce de meados de Janeiro a Abril. Apesar de ser classificada como invasora, esta designação, não lhe retira a mimosidade das suas flores e a beleza da sua floração. 
 
Atapetando o chão com "pepitas de ouro"

 

Árvore de Mimosa, Acácia dealbata - Wikipédia.org.com
 
A mimosa (Acácia dealbata) é um arbusto ou árvore de 6 a 15 metros de altura, sempre verde, sem espinhos e de copa cónica ou arredondada, com grande número de cachos de flores (inflorescências) amarelas perfumadas. A sua floração inicia-se em Janeiro e termina em Abril, encontrando-se o período de frutificação da árvore em setembro e mantendo a sua folha durante todo o ano. O seu fruto tem a forma de vagem. 
 
As vagens com as sementes de Mimosas - https://www.invasoras.pt

Bem junto ao muro que delimita o meu terreno existe uma mancha de mimosas que nesta época fazem o deleite do meu olhar e olfato, de onde capturei as fotos que publico com o meu nome. Apesar dos cortes e devastações com máquinas a que é sujeita, todos os anos a área vai aumentando, sem que nada trave o seu inexorável crescimento. Foi esta "mancha" que me motivou para escrever esta mensagem. Além de esta, existem várias outras manchas maiores ou menores, que posso avistar quando perscruto os montes em redor.
 
A mancha de mimosas junto à minha casa.

Quando faço uma pequena caminhada por terrenos próximos da minha casa, raramente vou sozinho. Os meus amigos: Pintas, Riscas, Mascarilha e a Pompom, que são todos irmãos (três irmãos e uma irmã), gostam de me acompanhar e desfrutar da caminhada trepando às árvores brincando entre si.

Esperando por mim enquanto tiro a foto.

A Mimosa (Acácia dealbata) é uma planta rica em taninos, sendo por isso utilizada para curtir peles. A madeira tem uma cor que varia de avermelhado a rosado. Também se utiliza para fabricar peças em madeira, tacos de sapatos, aparas, cestaria, tanoaria, carvão e para combustível. As suas flores são usadas em perfumaria. Pode ser usada como estimulante, antisséptico, adstringente e no tratamento de diarreia. A sua casca é utilizada nas inflamações orofaríngeas.

 
A Pompom curiosa com as mimosas ao fundo

Apesar destas qualidades e da sua utilidade, as mimosas (e outras acácias) promovem numerosos impactos negativos a vários níveis, destacando-se os impactos ao nível dos ecossistemas, nomeadamente nas propriedades biológicas e químicas do solo e na redução das taxas de crescimento das espécies nativas, provocando a diminuição de biodiversidade e a alteração das cadeias alimentares. Esta espécie de plantas, de deslumbrante floração que não existiam no continente europeu, começaram por ser importadas no final do séc. XVIII e inícios do séc. XIX para a Europa, inicialmente por navegadores britânicos e franceses.
Folheto da casa Frederico Daupias - Guia de Horticultura Prática,1893
Os primeiros registos da ocorrência de mimosas em Portugal, apontam para a sua fixação como planta ornamental, na segunda metade do séc. XIX, como aponta um artigo de 1871 do Jornal de Horticultura Prática, acerca da plantação de mimosas no Porto. As pequenas flores das várias espécies podem ser brancas, róseas, lilases, roxas ou amarelas. Actualmente as mimosas crescem espontaneamente por toda a Ásia, África, América do Sul e Oceania.

As suas flores não devem ser colocadas em ambientes domésticos fechados pois o seu forte perfume, pode originar efeitos adversos graves.


"em verde e oiro se agitam"; Parte do poema, Pedra Filosofal, do poeta António Gedeão.