quarta-feira, 12 de abril de 2017

Domingo de ramos...e flores


Manhãzinha cedo parti para fotografar umas flores que tinha observado uns dias atrás, O sol nasceu quando eu já ia no caminho e eu aproveitei para tirar algumas fotografias. 

O sol prestes a "nascer" sobre a Montanha da Penha
Desde o Solstício de Inverno, o sol no seu movimento aparente de Este para Oeste, já se deslocou um pouco para a direita e agora durante algum tempo, "nasce" por trás da montanha da Penha, sobranceira à cidade de Guimarães.

Parte das vinhas de Sezim
Caminhando por entre vinhas renovadas com bacelos novos e já a prometer boas colheitas para produzir o precioso néctar, afagou-me o rosto uma brisa morna e agradável que me fez sentir uma sensação de bem-estar. Num pinhal próximo, um Cuco com o seu canto monocórdico, era respondido por uma carriça, que perto de mim, com o seu canto rápido mas elaborado e melodioso, mais parecia que estava a repreender o Cuco, dizendo-lhe como se deve cantar.

Um bugalho na luz da manhã
Chamou-me a atenção, um bugalho iluminado pelas nuances dos verdes da luz filtrada pelas folhas translucidas de um carvalho.
Continuando a caminhada, alcancei a parte superior das vinhas. Visão bonita, com as mil tonalidades de verdes, que só o inicio da Primavera é capaz de nos oferecer. Os contornos distantes diluídos pela neblina da manhã, emprestavam à paisagem um ar de serenidade.
Continuando a caminhada cheguei ao local onde se encontravam as flores que queria fotografar.

Scilla paivae com flores brancas

São planta discretas mas raras, pois nunca vi, nem plantas, nem fotos desta variedade de Scillas, com as flores brancas.

Pormenor das flores brancas da Scilla Paivae
Nesta esta altura do ano, aqui na região, por entre eucaliptos, carvalhos e sobreiros, nas encostas viradas ao norte, as flores desta planta, preenchem os mais recônditos cantos, criando lindas composições em tons de azul, como eu já mostrei em mensagem anterior. Com as flores na cor branca, são as primeiras que eu vi. Pesquisando na Net, não encontrei nenhuma informação sobre esta variedade.

Flores da Vicia angustifolia
Na volta para casa, caminhado por entre as fileiras rigidamente alinhadas dos postes que seguram os bacelos, chamou-me a atenção o rosa destas pequenas flores. Pertencem a uma pequena planta trepadora, que nós chama-mos, (a esta e outras parecidas), de serradela, mas que os entendidos nestas coisas, nomearam de Vicia. 

Um jovem Sardão
Na margem do caminho que atravessa um dos campos da vinha, tem uma formação rochosa, que provavelmente por  ficar dispendiosa a sua remoção e de se encontrar no limite do campo, foi deixada ficar. Sei que tem características e localização para nela habitar um Sardão, e não me enganei. Percorri-a atentamente com o olhar  e lá estava um, imóvel controlando os meus movimentos, pois já me tinha avistado, muito antes de eu o avistar a ele. Andando lentamente e sem gestos bruscos consegui aproximar-me dele para o fotografar, sem que fugisse. Se proceder-mos desta maneira, podemos aproximar-nos até bem perto, sem que eles fujam. 

Flor de Malmequer ou Rosa amarela,  com uma aranha-caranguejo-de tubérculos
Uma flor pode ser mais que uma simples flor. Amor, quando se oferece a alguém que se ama. Perfume, quando a química com elas faz magia. Alegria, quando se dá a quem delas gosta. Tristeza, quando oferecida porque uma vida findou, e muitos outros sentidos se lhe podem atribuir, mas, também pode ser uma morada, neste caso a de uma aranha. Esta bonita aranha, fez desta, a sua casa e armadilha. A flor tem espalhados, vários fios de seda da aranha para apanhar os insectos que nela pousarem. Esta espécie de aranha, tem a capacidade de se mimetizar, com as cores do local onde se encontra, para não ser detectada pelas presas que caça e de quem se alimenta.

Expectativa
Um ruído de vozes chamou-me a atenção. Olhei e vi este grupo de ciclistas, que depois de descer a ladeira íngreme e traiçoeira, porque tem muito areão solto, ficou a aguardar pelos dois colegas mais atrasados e menos lestos, na expectativa de ver como desceriam a ladeira.

Tranquilidade
A descida fez-se com sobressaltos e exclamações de avisos, mas sem problemas e o grupo, exclamando saudações de bom-dia ao passar por mim, continuou tranquilamente a sua marcha.

Trifolium medium subsp. medium

O trevo com os seus "pompons" (inflorescências) de flores, que vão do branco passando pelo amarelo, rosa até ao vermelho, é uma das plantas que dá colorido aos nossos prados. Planta forrageira é também utilizada  na medicina tradicional.  

Maias brancas,-Cytisus multiflorus
Muito há para contar sobre as maias, mas fica para outro dia. Contrariamente ao que o seu nome sugere, as maias, florescem em Abril.

Serradela amarela - Ornithopus compressus L.
     Manuel!?...
     Mãe!
     O teu grilo não canta!...Não o deixes passar fome!
E lá ia eu para a bouça, procurar serradela fresca, para colocar no fundo da gaiola, (comprada na festa na Senhora, a gaiola, claro).  O grilo, (apanhado por entre a relva no coradouro da roupa), mastigava algumas folhas e como para agradecer a atenção, começava a cantar.
E era assim. Diálogos simples, de gentes simples, com coisas simples, de tempos simples que não voltam mais.

Flores de uma variedade de Echium ou Soagem
Apesar do seu aspecto desgrenhado e dos seus pequenos mas agressivos espinhos, algumas variedades de Soagens, brindam-nos com belas flores, com tons que vão do rosa ao violeta. Tal como o Trevo, a Soagem, também cria extensos tapetes de flores azuis, que enchem de colorido não os prados, mas os terrenos incultos. Planta com importância melífera e com muitas aplicações na medicina tradicional. 

Branco é, e a galinha não o pôs.
Indiferente à minha passagem, de olhar entorpecido, de quem está ensonado, este lindo gato, aquecia-se ao sol da manhã.

flor de jasmim
O meu Jasmim já começou a florir, dando um toque de candura e exalando o seu requintado perfume. 
Esta planta, tem origem em zonas dos Himalaias, China, Oriente Médio e Índia. O consumo de chá com folhas de Jasmim, pode proporcionar diversos benefícios para quem o consome. Na China e Japão, misturam-se flores de Jasmim com folhas de chá, e a combinação do sabor e aroma resultante é muito aprazível. O perfume doce e penetrante das flores, age como calmante e relaxante. O seu doce aroma é juntamente com o da rosa, um dos aromas pilares da perfumaria. Era tradição nos países árabes, plantar um Jasmim, junto à porta da entrada das residências, para receber os visitantes, com uma agradável fragrância de boas-vindas.

9 comentários:

  1. Hello, such an interesting post! A gorgeous sunrise to start the day and then a lovely walk with you finding many things. I really love all the flowers and their colours. Cheers and thank you for visiting my blog :D)

    ResponderEliminar
  2. Many lovely photos, a great variety and each one is very enjoyable. Thank you so much for sharing and for visiting my blog and leaving a very nice comment Wishing you a great weekend :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks for your comment. I wish you a good stay, a good trip and a good weekend.

      Eliminar
  3. I tried to follow you but it would not let me at this moment in time. I will be back to try again later :)

    ResponderEliminar
  4. Gorgeous Landscape shots! So pretty! have a lovely weekend! H appy Easter!

    ResponderEliminar
  5. Thanks for taking us along. Your photo of the sunset is quite stunning. The flower are so pretty and the cat is just gorgeous.

    ResponderEliminar