terça-feira, 22 de janeiro de 2019

ECLIPSE LUNAR

Lua de Sangue 

No passado dia 20 de Janeiro, ouvi no noticiário televisivo, que durante a noite de 20 para 21, poderia-mos observar um eclipse lunar total, que iria resultar numa Super-lua-de-Sangue. Alertado por esta informação, à noite por volta das 22,00 horas, perscrutei o céu que estava quase limpo, onde apenas passavam apressadas, ténues nuvens, que não conseguiam esconder a Lua, nem o seu magnifico luar. 

Imagem: www.explicatorium.com
Este fenómeno, (o eclipse), acontece quando o Sol a Terra e a Lua se alinham, dando origem a um eclipse lunar total. Assim, esta disposição dos três astros, permite que a atmosfera da Terra filtre a luz azul e a luz verde dos raios solares, deixando passar só a luz vermelha. Por consequência, a Lua ficará com o reflexo de um brilho avermelhado, que segundo crenças antigas e obscuras, criará a chamada Super-lua-de-Sangue.

22:15 horas
Tirei a primeira fotografia da Super-Lua por volta das 22:15. Segundo o que estava anunciado, o eclipse só começaria às 3:34. De manhã levantei-me por volta das 05,30 e fui ver em que ponto se encontrava, vi que a Lua começava a sair da fase de sombra total. O céu esta límpido e o ar era gélido como deve ser em Janeiro. Agasalhei-me e desfrutei do acontecimento o melhor que pude. As fotografias que tirei, são da fase decrescente do eclipse.

05:55 horas
O meio do eclipse deu-se às 5:12, altura em que a coloração da lua era mais homogénea. Este acontecimento astronómico, resulta ainda da conjunção de mais três factos lunares: A entrada da Lua no percurso mais próximo à volta da Terra, o Perigeu; A sua passagem pela zona mais escura da sombra da Terra, projectada pelo Sol; E a sua entrada na fase da Lua Cheia.

06:09 Horas
Da conjunção de todos estes factos, resulta uma Super Lua, que além de ser 14% maior e 30% mais brilhante, também fica com um tom avermelhado, daí lhe chamarem Lua Vermelha (ou de Sangue). É também a primeira Lua Cheia deste ano.

06:31 Horas. Com foco na parte fora da sombra
Podem ocorrer dois tipos de eclipses: Eclipse Lunar Total e Eclipse Lunar Penumbral. Quando a Lua passa pela parte externa da sombra da Terra (penumbra), temos um Eclipse Lunar-Penumbral. Quando a Lua penetra na parte interna e mais escura da sombra (a umbra), temos um Eclipse Lunar Total. 


06:48 Horas. 
Nesta minha foto-montagem, vemos uma parte da Lua fora da sombra e outra parte ainda na sombra.
A qualidade das fotos é questionável, gostava de poder fazer melhor, mas o material fotográfico é modesto e os conhecimentos do "fotógrafo" também.
Como sem Sol não pode haver eclipse, ele (o Sol) foi andando para o outro lado, para fazer a sua parte e projectar a sombra da Terra na Lua, e eu, antes que ele desaparece-se por completo, tirei-lhe esta fotografia para recordar.



O próximo acontecimento igual, será com o eclipse total de 31 de janeiro de 2037.