segunda-feira, 20 de abril de 2020

Bambu Sagrado

NANDINA DOMÉSTICA

Esta magnifica planta vulgarmente conhecida como Nandina Doméstica, Bambu Celeste ou Bambu Sagrado é no Japão considerada como a planta da sorte, trazendo a quem a possuir, segundo a crença popular, a promessa de um novo ano abençoado e cheio de sorte.
É um arbusto belíssimo, graças ao formato e ao colorido de suas folhas. Segundo os entendidos, apesar de lhe chamarem bambu,  não pertence a essa família. 


Originária do leste da Ásia, do Himalaia ao Japão, esta encantadora planta "viajou" para os outros quatro continentes, com a sublime finalidade de alegrar os nossos jardins. Como quase todas as árvores e arbustos que tenho, esta planta também foi semeada e replantada por mim, daí também o meu afecto por ela.



Quando surgem os novos rebentos, as suas folhas cerosas e lanceoladas, são de um encantador vermelho-carmesim. 


Progressivamente,  as folhas, vão mudando do vermelho para o rosa, com o verde a despontar a partir do centro da base.


Em subtis esbatidos, a mãe natureza, vai pincelando as suas folhas do rosa para o verde alface.



O meticuloso trabalho da natureza não pára, a cor rosa desaparece substituída pela cor verde-alface, que se manterá durante algum tempo, para progressivamente, dar lugar aos tons mais escuros do verde-esmeralda. 


Chegada aqui, a mãe natureza faz uma pausa para descanso e a cor verde-esmeralda  que lhe dá o tom principal, manter-se-á durante vários anos.  


Finalmente vão amarelecendo até cair, completando assim  o seu ciclo de vida. Todo este ciclo da mudança de cores das suas folhas, os seus abundantes cachos de flores, que dão lugar aos vibrantes cachos de bagas vermelhas, a sua fácil manutenção, fazem a Nandina ser tão popular nos jardins em quase todo o mundo.


As flores são pequenas, brancas no inicio, desenvolvendo-se em grandes cachos erectos. Nesta minha planta, começam a desenvolver-se no inicio da primavera  


Os cachos de flores a principio brancos, vão mudando  para subtis tons de rosa e branco. Quando as flores se abrem, expondo os seu estames dourados, parecem pequenas jóias feitas de pérola e ouro.



Durante o inverno, quando a natureza se despe das suas cores e a monotonia cromática se instala nos jardins, os cachos de bagas do Bambo Sagrado, com o seu vermelho vivo, dão cor e alegram o jardim. Amadurecendo no final do Outono, persistem durante o Inverno, servindo também de alimento ás aves. 




Nesta foto, podem ver-se os cachos de flores a despontar, os frutos maduros com alguns já secos e vários tons de transição das cores nas folhas.
No Japão, tradicionalmente, acredita-se que a cor vermelha também seja auspiciosa e tenha o poder de impedir o mal de se manifestar. Ainda segundo a tradição nipónica, quando plantada em frente ao lavabo, servia para purificar as mãos com as suas folhas



Gosto de todas as plantas que crescem no meu jardim e quintal (e de todas as outras também), mas o Bambu Sagrado, com os seus cachos flamejantes de bagas vermelhas, que em dias de chuva e sol parecem rubis cintilantes, contrastando com a sua densa folhagem verde, faz com que eu tenha uma especial predilecção por ela.
Segundo a tradição japonesa, quando plantada no jardim em frente à casa, funciona como um escudo, evitando o fogo.


Quando as folhas são jovens, estão revestidas de uma película cerosa, que faz com que em noites calmas e de neblina, as gotículas de orvalho se aglomerem formando perfeitas esferas de uma beleza indescritível e de vida breve. Periclitantes, cintilando de luz e reflexos, parecem pérolas feitas do cristal mais puro, onde resplandece efemeramente, a luz da manhã. 


Todas as partes da planta são venenosas e poderiam ser fatais se ingeridas. A planta é colocada na Categoria 4 de Toxicidade. È considerada não tóxica para os seres humanos, mas as bagas são consideradas tóxicas para gatos e animais de pasto. O consumo excessivo das bagas mata as aves.

Fonte: Kyounoryouri.JP
No país do Sol-Nascente, as suas folhas jovens e frescas, são utilizadas para decorar pratos de arroz vermelho, confeccionado em ocasiões especiais para celebrar em várias cerimónias, ou para ser oferecido como presente, desejando sorte.


Fonte:item.rakuten.co.JP

No Japão, na transição do Ano Velho para o Novo Ano, é tradição colocar na porta de casa lindos arranjos florais, em que são usados entre outros, os cachos de bagas da Nandina como amuleto da sorte e símbolo da alegria. Segundo a crença popular tem a virtude de afastar as dificuldades e transforma-las em boa sorte durante o ano. 

Fonte: i-nekko.JP hibinotayory
Com o mesmo fim, também são colocados no chão à entrada da casas, arranjos composto de ramos de Pinho, Bambu Sagrado, flores de Ameixa e flores de Adónis entre outras plantas. O Pinheiro com as suas agulhas sempre verdes, representa a prosperidade e a longevidade, o Bambu Sagrado a virtude da honradez, a flor da Ameixa, por ser a primeira do ano a despontar, representa  a Primavera, e a flor de Adónis (em japonês Fukujuso) que representa a persistência e fertilidade da vida, porque cresce mesmo debaixo da neve, e se crê, que atrai a boa sorte e a saúde. 
Deixo aqui um breve resumo desta magnifica planta. Espero que apreciem.  

23 comentários:

  1. Hello Manuel, it was really lovely to see you again. I was so happy to read your post about this beautiful plant.
    No plant could have a better admirer than you for this one. You've shown its many charms, beauty and practicalities so well.
    I do love how the leaf colours change, and the sweet sprays of flowers which then produce the delightfully brilliant red berries.
    The very best part were your magnificent photographs of the beads of water and your descriptive words... yes, indeed they do look like "pearls made of the purest crystal"
    All the very best to you and take good care of yourself and your dear family xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sue, thank you very much for your words. If everyone loved nature like us, there would be no wars in the world.
      A hug.

      Eliminar
    2. Oh yes, what a beautiful thought... you're so right!

      Eliminar
  2. Ola Manuel. Ja vi esta arvore aqui em Perth, as suas mudancas nas cores das folhas sao maravilhosas e traz mais cor ao jardim. Goze muito o seu jardim, pois neste tempo de isolamento e um local maravilhoso para relaxar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SAMI, obrigado pelo seu comentário, que confirma o que escrevi na mensagem, de que é uma planta cultivada em quase todo o planeta.
      Bom fim de semana!

      Eliminar
  3. Leaves are amazing things. They are so simple but beautiful. Your berries are so bright and pretty to see :)

    It's delightful to see you over at 'My Corner of the World' this week!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Betty, obrigado pelo seu comentário. Eu é que agradeço a oportunidade de poder participar no seu, Corner of the World.
      Bom fim de semana!

      Eliminar
  4. Love your photos especially the berries. How beautiful!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verónica, thanks for your comment.
      Really, the bunches of berries of this plant, are very beautiful.

      Eliminar
  5. Excelente post quer nas explicações, quer nas imagens. Não conhecia esta linda e interessante planta.
    Adorei especialmente as fotos 12 com os frutos vermelhos e as fotos 13 e 14 com as gotas de água, estão fantásticas.
    Bom fim de semana
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria.
      Obrigado pelo seu comentário. Esta planta oferece boas oportunidades, para captar bonitas fotos.
      Votos de uma boa semana.
      Um abraço para si também.

      Eliminar
  6. Verdadeiramente uma planta bonita e obrigado por nos ensinar. Achei todas as informações muito interessantes. Desejo-lhe um feliz fim de semana :)

    ResponderEliminar
  7. Hola Manuel,
    Tampoco yo conocía esta planta. Leí todo el texto y disfruté de tus imágenes. Es claro que amas tus plantas muchísimo! Te espero un fin de semana con sol y alegría. Saludos y abrazos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello RIITTA.
      Thanks for the comment. I also wish you a good week.

      Eliminar
  8. Very interesting and informative presentation about the life cycle and attributes to this (non-) bamboo plant.

    ResponderEliminar
  9. Passei para agradecer a visita e desejar uma boa semana.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Um abraço e boa semana para vocês também.

      Eliminar
  10. Uma visitinha para saber como está e deixar um abraço
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  11. Passei para desejar uma boa semana
    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Passando para desejar um bom domingo e uma excelente semana.
    Abraços

    ResponderEliminar
  13. Passei para desejar, dentro do possível, com segurança, saúde e em paz, um Feliz Natal e um Excelente Ano Novo, pleno de tudo de bom.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar