segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

TROVISCO NO OUTONO

 

O ultimo soneto na popular canção do Malhão de Águeda, na sua ultima estrofe diz o seguinte:

 Ai minha menina

Eu hei-de te amar

Quando o trovisquinho 

Deixar de amargar 

A propósito desta estrofe, durante o percurso de uma recente caminhada que fiz, fui visitar um dos dois locais  onde crescem as duas únicas plantas de Trovisco, que conheço.  Estão em locais diferentes mas circundantes à minha residência e por onde com frequência costumo caminhar.

 
 

O Trovisco em Junho de 2020

O trovisco é um arbusto de folha perene, que pode crescer até dois metros de altura. Crescem-lhe vários ramos a partir da base, formando uma pequena copa arredondada. Os seus ramos são erectos mas flexíveis, com folhas em tons claros de cor verde-azulada. Neste local já existiram duas plantas de trovisco, mas, devido à maldição dos fogos florestais, actualmente já só existe uma. Até quando conseguirá esta sobreviver à maldade ou incúria humana ? 




O Trovisco em novembro de 2022.

Vegetando entre tojos, silvas e outras plantas, este trovisco em fim de floração, com os seus ramos erectos, abundantes e sempre verdes, dá sinais de boa saúde. O Trovisco é uma planta rara na região onde vivo.




Flores e fruto ainda verde.

É uma planta bonita pela sua forma, cor da folhagem, pelos seus corimbos de pequeninas flores brancas durante o verão e outono e pelas suas bagas coloridas durante o outono e inverno. Ficaria bem em qualquer espaço verde ou ajardinado.


Fruto na fase verde e laranja.

Mas cuidado! Eu escrevi ficaria, porque todas as partes da planta são muito tóxicas. Os frutos quando em contacto com a pele ou com as mucosas produzem irritação, ulceração e fortes queimaduras, podendo levar à destruição dos tecidos. Ingerir ou aspirar elementos desta planta, pode causar sintomas ou danos intestinais, renais e cardíacos, e em casos graves, provocar a morte. Por estas razões é uma planta a evitar de colocar em locais onde têm acesso crianças e animais. Apesar da sua toxicidade, os frutos são muito apreciados pelas aves, que contribuem para  a sua disseminação.



 
Rebento com flores
 
Além de outras utilizações, o trovisco é também desde tempos remotos, utilizadas  na medicina e cosmética. Por ser uma planta muito tóxica, recomenda-se o seu uso, apenas em caso de prescrição médica.
O trovisco como muitas plantas venenosas também é associado à mitologia grega e à crença da proteção contra espíritos malignos, bruxarias e feitiços.
 
 
Bonitas bagas em tons vermelhos.
 
Lembro-me que quando era menino, num monte sobranceiro ás traseiras da casa onde nasci, junto a um rego de água corrente, debaixo de umas oliveiras (onde na altura certa eu e as minhas irmãs, apanhava-mos azeitonas para curtir em casa), existiam duas plantas de trovisco. Com o passar dos anos, acabei por me esquecer delas. Recentemente, procurei-as e não encontrei vestígios delas, porque o local foi muito revolvido e alterado com as obrigatórias e devastadoras limpezas dos bosques, montes e vales, com bulldozers, herbicidas, muita ignorância e falta de respeito pela natureza.
Contrariamente ao que li, todas as plantas a que me referi, encontravam-se e encontram-se as actuais, junto a zonas húmidas. 

 
Fontes: WILDER
           : Árvores e Arbustos de Portugal
 


Deixo aqui dois endereços para quem quiser ouvir duas versões (antigas) do Malhão de Águeda.

https://youtu.be/SajHL0AHDK4

https://youtu.be/MldCFH3dndU