domingo, 2 de abril de 2017

A Primavera continua

O primeiro dia de Primavera foi um dia cinzento e frio. Felizmente, alguns dias depois, o sol voltou a brilhar, despertando em mim a vontade de calcorrear "montes e vales". De cajado, mochila e máquina fotográfica, lá fui eu, manhãzinha bem cedo, ao encontro da natureza.

A flor masculina do pinheiro bravo
As flores masculinas do pinheiro, largando as brácteas. Que formas e cores sublimes

Inflorescências de flores masculinas do pinheiro bravo.
Normalmente, as flores dos pinheiros são difíceis de fotografar, pois só aparecem na fase adulta da árvore, quando a copa já está fora do nosso alcance. Este é um caso de excepção. Tirei estas fotos, ás flores de um pinheiro que cresceu em cima de umas rochas saibrentas. Como tinha pouco substrato para aprofundar todas as raízes, durante um vendaval tombou, mas parte das raízes estão infiltradas nas rochas, impedindo que a árvore seque e desta forma, que o seu desenvolvimento continue.

Pólen desprendendo-se das flores.
Um pequeno toque no ramo, e uma nuvem dourada de pólen, desprende-se das flores. Quem sabe, se para ficar por ali perto, ou viajar milhares de quilómetros.

Pinheiro tombado

Nesta fotografia, pode ver-se no lado esquerdo, o pinheiro tombado. Parecem vários pinheiros mais pequenos, porque os seus ramos passaram a crescer na vertical. Curiosamente e apesar de ter só parte das raízes fixadas no solo, tem melhor desenvolvimento que os que continuaram na vertical.

Violetas silvestres
Humildes, tímidas mas não discretas, chamam a atenção de quem passa, porque o seu colorido contrasta com o verde circundante. Alem do nome de flor é nome de mulher e de instrumento musical. 

A flor da Violeta

Inspiradora de poetas, utilizada em perfumaria, na medicina tradicional e associada aos nativos de Sagitário. As violetas, são desde tempos imemoriais, uma das muitas plantas utilizadas pela humanidade. Era a flor preferida do meu pai. Algumas vezes, quando me deslocava à cidade do Porto, ia ao Mercado do Bolhão e comprava um raminho de violetas para lhe oferecer. Como era bom vê-lo sorrir.

Acácia longifolia: Acácia-de-espigas ou Acácia-de-folhas-longas.
Apesar da beleza das suas flores a  Acácia-de-espigas, não é nada "bonita" para a nossa flora, pois é uma planta invasora. Os impactos das plantas invasoras, reflectem-se de forma negativa no meio ambiente, afectando plantas autóctones, fauna, solo e recursos hídricos.

Pormenor das flores da Acácia-de-espigas ou Acácia-de-folhas-longas.
Nunca é de mais lembrar que, de modo geral, as espécies exóticas, ao competirem com as espécies nativas, causam impactos no equilíbrio dos habitats e ecossistemas, reduzindo a biodiversidade.

Adicionar legenda
Numa velha quinta em ruínas, na margem do caminho que leva à antiga entrada, floresce este pé de Miosótis. Esta elegante flor é conhecida popularmente pelo nome de Não-me-esqueças.  Fazendo justiça ao seu nome, ela cresce junto a um pilar, que resta do portal de entrada, para que quem entre a veja e dela não se esqueça. 

Flores de Miosótis
A flor do Miosótis significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro. É também conhecida como Merugem e Não-te-esqueças-de-mim. São várias as lendas associadas à origem do nome "não-me-esqueças". 
Uma lenda diz, que num belo dia de Primavera, dois jovens apaixonados se encontravam à margem de um rio. Nas águas turbulentas, a jovem avistou um ramo de miosótis flutuando e ficou maravilhada pela beleza da flor. O seu amado, mergulhou então para apanhar as flores e oferecê-las à sua namorada. No entanto, quando tentou voltar para a margem, foi arrastado pela forte correnteza. Esta lenda conta que pouco antes de desaparecer, ele gritou para a sua amada: "Não me esqueças, ama-me para sempre!". A partir desse dia, a flor do miosótis passou a crescer nas margens dos rios, para que mais ninguém, tivesse que morrer por sua causa. 

Fonte da lenda: www.significados.com.br