quinta-feira, 4 de maio de 2017

DOMINGO DE PÁSCOA

O Compasso Pascal

Perpetuando a medieva tradição entre os cristãos, celebrou-se uma vez mais na minha paróquia, a Visita Pascal no Domingo de Páscoa.
      O Compasso Pascal é uma tradição cristã portuguesa, que consiste na visita casa a casa de uma paróquia (daqueles que a queiram receber), do Crucifixo de Cristo, no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes, para celebrar a sua Ressurreição.

O Compasso Pascal a caminho da minha casa
Um pequeno grupo de paroquianos ou mordomos, com ou sem o seu pároco, liderados por um crucifixo que representa a presença de Jesus vivo, percorre várias casas de outros paroquianos, que manifestem a sua vontade de receber a visita de Jesus Ressuscitado, no dia de Páscoa. Em cada uma das casas, após uma bênção inicial, os habitantes da casa visitada, beijam a cruz de Cristo como demonstração de adoração.
Fonte: Wikipédia
Mas, o que é o Compasso? Qual a sua origem? Compasso, por extensão ou sinédoque, também chamado Visita Pascal (Compasso da Visita Pascal), é uma forma abreviada da expressão latina: Crux cum passo Domino — isto é, designação da Cruz em que o Senhor padeceu. O Compasso é, em definitivo, a Cruz litúrgica que preside e acompanha os ritos cristãos.
A Cruz Pascal e os respectivos acessórios para o Compasso
Imagem: http//www.oamarense.com
A Cruz de Jesus Cristo, o Compasso, adornada e perfumada, como emblema da fé, acompanha o pároco quando ele, na visita pascal, vai visitar e benzer solenemente, as casas dos seus paroquianos. 
Fonte: http://repositorio.ucp.pt
O Roxo na Quaresma, convida-nos a uma profunda interiorização, num tempo de penitência e conversão, de jejum e oração. Lembra-nos do sentido de recolhimento que alimenta uma esperança, numa espera por um grande acontecimento, convocando-nos a uma preparação adequada".
Fonte: Wikipédia
Porque é Primavera a natureza alia-se a esta festa litúrgica, enfeitando-se com graciosas flores silvestres ou de jardim  de cor Roxa.
O meu jardim também se alia ao acontecimento. Eis algumas das flores com que se revestiu de roxo.

O meu Solanum, "vestido" de Roxo!
O meu Solanum, com o seu volume e  a sua profusão de tons roxos, também se aliou ao tempo pascal. 

Íris ou Lirio
Disse Jesus no Sermão da Montanha:
     "Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam, contudo vos digo que        nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles". (Evangelho de S. Mateus-Caps. 5-7)
Para enaltecer desta maneira uma simples flor é preciso amar muito toda a natureza. Os Lirios são das flores mais elegantes e belas que existem.

Centaurea Cyanus
Com a sua cor entre o Roxo e o Azul e o seu nome derivado da mitologia grega, a Centaurea é um símbolo da delicadeza e do amor verdadeiro dos filhos pelas mães.

Erva-das-sete-sangrias - Lithodora prostrata
Crescendo livres na montanha, a Erva-das-sete-sangrias e as Scillas, teceram um manto roxo, aliando-se com o tempo pascal. 


Mais delicada a Scilla, (a que nós por cá chama-mos de Pascoinhas), junto com a Erva-das-sete-sangrias, bordeja os caminhos dos bosques, lembrando ao caminhante, que o tempo é de reflexão. 

Flor de Fuchsia, ou brincos de princesa, com pétalas roxas.
O Roxo é uma cor mística e misteriosa estimulando o contacto com o lado espiritual. É a cor da transformação. A cor roxa é também associada à realeza. Quem será a princesa que irá usar estes brincos?

Imagem editada
Uma fotografia com o céu de um azul arroxeado, inspirou-me para a editar, tornando o céu um pouco mais roxo,  associando-o ao tempo da quaresma. O céu escuro que se abre e se transforma, ressuscitando para a luz a alegria e a esperança.







2 comentários:

  1. This is an interesting Easter tradition that you share with us. The flowers are amazing spring scenes!

    ResponderEliminar
  2. This time-honored Easter tradition is so lovely. Thank you for sharing. By association to the Purple Lent, the flowers of purple colors are so beautifully full of energy, in praise of springtime. The purple sky is so dramatic and almost divine. Thanks for your visit and a lovely comment.

    Yoko

    ResponderEliminar