quarta-feira, 22 de março de 2017

Johann Sebastian Bach


Retrato de 1748 pintado por Elias Gottlob Haussmann
Imagem: Wikimédia Commons
Celebrou-se no dia 21 deste mês, o nascimento de Johann Sebastian Bach.
Bach, nasceu no dia 21 de Março de 1685, em Eisenach, pequena povoação da Turíngia, que hoje faz parte da actual Alemanha, mas que na altura, fazia parte do Sacro Império Romano-Germânico. Destacou-se como um musico de excepção do período barroco, havendo quem o considere o maior musico e compositor de todos os tempos. Foi compositor, professor, regente, cravista, mestre de capela, organista, violinista e violista. Bach, foi um dos mais prolíficos compositores do ocidente.

Vista do monumento a Bach, com a casa onde nasceu ao fundo, pintada na cor bege.
Imagem: christian-hoske.de 
Nascido numa família de longa tradição musical, precocemente mostrou possuir grande talento e cedo se tornou-se um músico completo. Contudo, as condições de vida na Turíngia daquela época, eram precárias e constantemente a região era assolada por guerras e epidemias. Com apenas nove anos perdeu a mãe e meses depois o pai. Anteriormente, tinham falecido dois irmãos. Tendo ficado órfão, foi entregue aos cuidados do seu irmão mais velho, Johann Christoph.
Christoph, foi um irmão atencioso e hospitaleiro. Bach conseguiu um emprego de cantor no coro local, contribuindo para cobrir as despesas domésticas, e ingressou na escola para continuar os seus estudos gerais, onde se revelou um óptimo aluno, ultrapassando colegas mais velhos. Ao mesmo tempo, aperfeiçoava-se na música com o irmão, e iniciava-se na composição, dedicando uma de suas primeiras peças para teclado, ao seu irmão e mentor. Em Junho de 1707, depois de se ter mudado para Mühlhausen, Bach, obteve um emprego na igreja de S. Blasius, naquela localidade.

Igreja de S. Blasius em Mühlhausen
Imagem: Wikimédia Commons
Pouco tempo depois, casou-se com a sua prima Maria Barbara em 17 de Outubro, que morreria 12 anos depois.
Deste casamento nasceram sete filhos, dos quais três, se tornaram músicos; Wilhem Friedemann, Carl Philipp Emanuel e Johann Gottfried Bernhard.
Em 3 de Dezembro de 1721 Bach casou novamente, com Anna Magdalena Wilcken, uma cantora profissional com metade de sua idade e também empregada na corte, filha de um trompetista de Weissenfels, e com quem teria treze filhos.

Palácio do antigo Ducado de Weissenfels
Imagem: Wikimédia Commons
Vários de seus filhos tornaram-se compositores reputados, e embora na sua maioria tivessem adoptado outras estéticas musicais, mantiveram o nome Bach em evidência; Carl Philipp regeu apresentações de algumas peças vocais do pai a partir de 1768, incluindo o Credo da Missa em si menor, e Wilhelm Friedemann fez o mesmo, com ainda maior assiduidade, ambos encontrando boa aceitação do público.

Magnifico vitral com o retrato de Bach na igreja de S. Tomás em Leipzig
Imagem: Wikimédia Commons
O número exacto das suas composições é desconhecido. Os estudiosos da sua obra, atribuem-lhe a autoria de mais de mil composições.
Com tão grande prestígio entre os seus admiradores, não espanta que Bach tenha sido adoptado pela cultura popular e se tenha tornado numa imagem icónica.

Retrato de Bach sobre a cauda de um avião.
Imagem: Wikimédia Commons
O impacto da sua música não se restringe somente à musica erudita, mas, tem sido adaptado tanto na musica pop, como no rock progressivo. Inúmeros arranjos foram feitos da sua música, para atender ao gosto de outras plateias, no chamado género crossover, do qual é um exemplo notório, a série de arranjos feitos por Wendy Carlos, para a trilha sonora do filme, Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.
Cartaz de Philip Castle's para o filme, Laranja Mecânica, de Stanley Kubrik
Imageem: www.theguardian.com
Músicos populares famosos, também declararam ser de alguma forma seus devedores, como Nina Simone, Dave Brubeck, e Keith Jarrett.
Eis aqui uma ligação, para um arranjo que John Williams fez, para a sua banda de musica do género crossover,  Sky, parte 1 de 7, Tocatta: https://youtu.be/olGEi5I3Q9c

Capa do disco para o album Toccata, da banda Sky.
Imagem: www-cdandlp.com
A figura de Bach, também foi personagem de vários filmes e documentários. Entre eles: Johann Sebastian Bachs vergebliche Reise in den Ruhm (direção de Victor Vicas); Johann Sebastian Bach (direção de Lothar Bellag) e Mein Name ist Bach, (direção de Dominique de Rivaz).
Um asteróide também recebeu o seu nome.

Selo comemorativo do tricentenário de seu nascimento.
Imagem: Wikimédia Commons
A sua efígie já foi impressa em selos, moedas e medalhas, e os monumentos em sua honra continuam a ser erigidos pelo mundo.

Monumento a Bach em Xangai, China
Imagem: Wikimédia Commons
Comtemporaneamente, Bach é tido como o maior nome da musica barroca, e muitos, hoje, o vêem como o maior compositor de todos os tempos. Além de várias cantatas, entre as suas peças mais conhecidas e importantes estão:

Toccata & Fuga em Ré Menor BWV 565: https://youtu.be/drD3ob2SYz8
Passacaglia and Fugue in C minor: https://youtu.be/ChqQFyGmit4
Brandenburg Concerto No. 2: https://youtu.be/kCI5mS3eBUU
Paixão Segundo São Mateus: https://youtu.be/jm1os4VzTgA

Para quem não tem tempo ou disposição para ouvir a obra, A Paixão, Segundo São Mateus, na sua versão integral, tem aqui a ligação, para a ária:
Senhor, Tende Misericórdia de Mim: https://youtu.be/BBeXF_lnj_M 
Ainda dentro do mesmo tema o breve dueto, com vozes femininas, do momento de: A Prisão de Jesus: https://youtu.be/x69mB94G4_Y

Bach, faleceu com 65 anos em 28 de Julho de 1750 na cidade de Leipzig, actual Alemanha e foi enterrado dois ou três dias depois, no cemitério da Igreja de S. João em Leipzig.


Imagem da desaparecida Igreja de S. João em Leipzig, antes da II guerra mundial.
Imagem: Wikimédia Commons
Durante muito tempo a localização exacta da sua tumba permaneceu desconhecida, mas sobrevivia uma tradição oral, localizando-a próxima da porta sul da Igreja. Por volta de 1880, pesquisas nos arquivos da igreja, revelaram um documento, que dizia ter sido enterrado  num caixão de carvalho. Este facto limitou as buscas a apenas seis tumbas. Por fim, foi encontrado numa campa um caixão, que supostamente correspondia com as informações contidas nos arquivos da Igreja. Os restos mortais encontrados foram exumados em 1894, e a investigação anatómica conduzida pelo professor Wilhelm His, confirmou a identidade de Bach. Após a exumação, os seus restos mortais foram novamente sepultados, na Igreja de S. João, então reconstruída e ampliada.


Igreja de S. Tomáz em Leipzig
Imagem: Wikimédia Commons
Quando a igreja de S. João foi destruída durante a II Guerra Mundial, os seus restos mortais, foram transferidos para um novo jazigo na Igreja de S. Tomás, onde permanecem até hoje.

Tumulo de Bach na Igreja de S. Tomás em Leipzig
Imagem: Wikimédia Commons
Como vimos anteriormente, Bach teve com a sua primeira esposa sete filhos, mas somente quatro sobreviveram, e destes, dois fizeram carreira musical destacada: Wilhelm Friedemann e Carl Philipp Emanuel. Da segunda esposa nasceram mais treze crianças, sendo que Gottfried HeinrichJohann Christoph Friedrich e Johann Christian foram também músicos de talento. Três filhas chegaram até a idade adulta: Elisabeth Juliane Friederica, Johanna Carolina  e Regina Susanna.


Johann Sebastian Bach (esq.) e os filhos: Carl Philipp Emanuel; Johann Christian; Wilhelm Friedemann e Johann Christoph Friedrich.  Imagem: Wikimédia Commons
A Família Bach foi de grande importância na história da música aproximadamente durante duzentos e cinquenta anos, com mais de 50 músicos e vários compositores notáveis.O seu membro mais proeminente, e quiçá o mais notável compositor da história, foi Johann Sebastian Bach. A dinastia musical começou com o trisavô de Johann Sebastian, Veit Bach (nascido antes de 1545 e falecido por volta de 1576), e extinguiu-se com seu neto Wilhelm Friedrich Ernst Bach (1759 - 1845).