quinta-feira, 25 de maio de 2017

MÊS DE MAIO

Mês de Maria das Mães e das Rosas

O mês de Maio está quase a findar e eu não quero que o mês de maio, talvez o mais bonito da ano, acabe sem publicar uma mensagem com ele relacionado. Quando digo que é um dos meses mais bonitos do ano, refiro-me entre outras coisa ás flores. Para mim, desde a mais pequenina à maior, da mais colorida à mais pálida, todas elas sem excepção, têm a sua beleza.
Já que falamos de flores, haverá flor mais popular e com mais simbolismo que as rosas? Certamente que não! A rosa simboliza a perfeição, o amor, o coração, a paixão, a alma, o romantismo, a pureza, a beleza, a sensualidade, e o renascimento. 
Estas são fotografias de algumas das variedades que tenho no meu quintal e no meu jardim.



Amor e paixão. Rosas vermelhas,  da cor do sangue que ferve nas veias de quem ama apaixonadamente e é correspondido, e mais vermelho ainda de quem se apaixona por amores impossíveis, que estando perto. estão sempre longínquos. São os que mais fazem sofrer.


Rosas antigas; perfeição, beleza e perfume... muito perfume!
Tenho destas rosas no meu jardim. São de uma variedade muito antiga. Lembra-me desde criança, de as ver florir num quintal perto da casa onde nasci. Um dia, já a morar numa casa própria, pedi ao dono, se me vendia um rebento com raiz. Prontamente me arranjou meia dúzia de rebentos e ofereceu-mos. São muito espinhosas, mas têm um perfume intenso, doce e cativante, muito agradável. Deleito-me quando estou perto delas.
Haverá alguém que saiba o nome desta variedade? Será esta a mítica Rosa da Alexandria? Já procurei informação para a identificar, mas há muitas variedades parecidas ou iguais, que dificultam a sua identificação a um leigo como eu. 


Esta variedade de rosas, tal como a anterior, é também uma variedade muito antiga, Estava plantada no mesmo quintal, mas foi arrancada e lançada para o entulho.(Há gente jovem e moderna com hábitos velhos e antiquados, como as suas consciências) Por um feliz acaso passei perto e reconhecias. Levei-as comigo, plantei-as e elas recompensam-me florindo. Também não sei o nome desta variedade. São perfumadas também, mas com um perfume mais discreto.


Esta variedade, oferece-nos flores grandes, muito perfeitas e definidas nas suas formas.


Amarelas, admira-las é relaxante, pela singeleza das suas formas, pela suavidade da sua cor e do seu perfume.
Na tradição popular, a rosa amarela é relacionada com os ciumes e ao amor que está prestes a findar.
A mesma tradição também lhe atribui o símbolo da amizade e da alegria.


Rosa Laranja - fascínio e encanto. Uma rosa cor de coral significa desejo e paixão. As suas pétalas tão macias e aveludadas, transportam-me para o mundo da fantasia, pois parecem feitas de um veludo, tecido num tear mágico, por mãos de cintilantes fadas.



A Rosa Branca simboliza a pureza, a inocência, a humildade, o segredo e paz. Esta variedade presenteia-nos com flores grandes, muito perfeitas e de um branco imaculado no inicio,  que depois vai mudando para um rosa bege muito suave e discreto. 


O que é que é rosa claro por fora e rosa vivo por dentro?... Não!... Não é uma romã,.. Uma melancia?...Também não! É uma rosa. Que belas são estas rosas. Tenho-as comigo há 40 anos. Fui a Braga fazer o exame de condução, que antigamente se iniciava junto ao portão de entrada no Parque da Ponte, perto do lago onde hoje ainda existe.  Enquanto esperava, fui ver os jardins que ficam à volta do lago. Reparei que andava um jardineiro a enxertar as roseiras, acerquei-me do senhor, conversa-mos e no fim, ofereceu-me algumas estacas para eu levar para casa e plantar. Já não me lembra do que fiz com as outras, mas esta variedade, experimentei enxerta-la de borbulha, noutras que já tinha  e apesar de ser a primeira vez que o fazia e para minha alegria o enxerto pegou.  Até aos dias de hoje e apesar das mudanças, tenho conseguido preserva-la.



Esta variedade ofereceram-ma recentemente e ainda está envasada. Também são muito belas.




Outra variedade de rosas...cor de rosa. A sua cor significa amor e carinho.
Um destes dias, dei comigo a pensar...Se não houvessem rosas, como seriam os nomes das Rosas?...Seriam todas simplesmente Marias? E as coisas cor de rosa? de que cor seriam?


Um poema dedicado ás Rosas

Rosas de Paixão 

Rosas, brancas de frágil pureza
Vermelhas de fulgurosa paixão
Porque tendes vós tanta beleza
Porque me incendiais o coração?

Queria gentil colher-vos a todas
Num ramo bem junto ao coração
Mas vós tendes severos espinhos 
Para refrear esta condenável tentação.

Tudo querer é funesta soberba
Não devemos exagerar na ambição
Amar todas com lealdade e regra
Dedicar só a uma, a nossa paixão.

Apreciar as formas e o perfume
Aceitar os espinhos, suportar a dor
Eternizar a paixão que nos une
Viver a vida em mutuo e leal amor.

                                   M. Machado 25/5/2017


Que bom seria se as Rosas não tivessem espinhos!






6 comentários:

  1. How lovely, how gorgeous your roses are. Such a wonderful variety of color. Thank you for sharing them and I wish you a very happy week :)

    ResponderEliminar
  2. Roses are so gorgeous to see with such a wide variety of colors. I love the orange one, it's my favorite color :)

    ResponderEliminar
  3. Hello, your display of roses are magnificent and your photographs so lovely.
    The old fashioned variety have the most enchanting, deep perfume. I was lucky enough in one home, in which we lived a long time ago, to have experienced such a rose. Their colours are so lovely, the deep pink are my favourite. Cheers now and thank you for such an enjoyable post :D)

    ResponderEliminar
  4. Such beautiful roses and inspired commentary! In south Florida it is impossible to grow roses. They need to slumber through the cold of winter, but our area has never experienced a deep freeze (or even snow).

    ResponderEliminar
  5. Tus rosas son todas muy bonitas y has escrito sobre ellas con corazon.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Riitta.
      Muchas gracias por su simpático comentario.
      M. Machado

      Eliminar