segunda-feira, 8 de outubro de 2018

ALMINHAS



"Ó tu mortal que vais passando
lembra-te das almas
que no purgatório estão penando".

Esta é uma quadra que frequentemente se vê nas diversas construções de alminhas, que ladeando caminhos ou em encruzilhadas por Portugal fora, vão chamando a atenção de quem passa, lembrando-nos que a nossa existência, não se resume unicamente aquilo que é material. Como todas as outras, a minha paróquia também têm as suas alminhas. A sua construção, talvez de meados do século vinte, em forma de uma micro-capelinha, bonita, de estilo refinado, edificada em pedra lavrada de granito azul, implantada no centro de um entroncamento, tem um formato triangular o que a torna muito singular, pois tem cada uma das três faces, viradas para as três estradas que a ladeiam. 
Passava diariamente perto dela e num dia de Agosto, vi-a rodeada por um bonito tapete azul de flores de agapanto, o que foi para mim uma inspiração, que tentei retratar numa tela da melhor forma que sei. 

As alminhas da minha paróquia

Finalidade das alminhas

As milhares de alminhas edificadas e dispersas pelo país, são representações de arte popular. Toscas ou trabalhadas a primor, têm todas a mesma finalidade: Confrontar os vivos que passam, apontando-lhes a relativa fragilidade da vida e o peso inevitável da morte. Têm também o conceito cristão, de lembrar as almas dos defuntos, pedindo para elas, as orações dos fieis ainda vivos. 


Trabalho com o fundo da paisagem concluído.
As alminhas, são monumentos de uma das expressões mais originais da arte popular portuguesa. De grande valor cultural, expressam a religiosidade do nosso povo. Muito se escreveu sobre estes populares monumentos. A seguir transcrevo excertos de textos sobre este tema, publicados no blogue: snpcultura.org

Aqui com as folhas dos agapantos e algumas flores por terminar

Portugal é o único país do mundo que possui no seu património cultural, localizadas habitualmente à beira de caminhos rurais e em encruzilhadas, as alminhas, representações populares das almas do Purgatório que suplicam rezas e esmolas e que frequentemente surgem em micro-capelinhas, padrões, nichos independentes ou incrustados em muros ou nos cantos de igrejas, painéis de azulejo ou noutras estruturas independentes."

Trabalho concluído
Tela 50 x 50 com tinta de óleo

"As alminhas são uma criação genuinamente portuguesa e não há sinais de haver este tipo de representação das almas do Purgatório, pedindo para os vivos se lembrarem delas para poderem purificar e "subir" até ao Céu, em mais lado nenhum do mundo a não ser em Portugal", afirma António Matias Coelho, professor de História, investigador de manifestações da cultura religiosa e popular
."


Pormenor
"São frutos de uma época em que se vivia devagar, mas de modo mais intenso, calcorreavam-se caminhos rurais de pé posto, junto aos quais se "plantavam" muitas alminhas, e se votava tempo aos antepassados com o temor reverencial de que a morte seria comungada por todos os vivos."

Manuel Fernandes Vicente, In Público, 02.11.2009