segunda-feira, 20 de abril de 2020

Bambu Sagrado

NANDINA DOMÉSTICA

Esta magnifica planta vulgarmente conhecida como Nandina Doméstica, Bambu Celeste ou Bambu Sagrado é no Japão considerada como a planta da sorte, trazendo a quem a possuir, segundo a crença popular, a promessa de um novo ano abençoado e cheio de sorte.
É um arbusto belíssimo, graças ao formato e ao colorido de suas folhas. Segundo os entendidos, apesar de lhe chamarem bambu,  não pertence a essa família. 


Originária do leste da Ásia, do Himalaia ao Japão, esta encantadora planta "viajou" para os outros quatro continentes, com a sublime finalidade de alegrar os nossos jardins. Como quase todas as árvores e arbustos que tenho, esta planta também foi semeada e replantada por mim, daí também o meu afecto por ela.



Quando surgem os novos rebentos, as suas folhas cerosas e lanceoladas, são de um encantador vermelho-carmesim. 


Progressivamente,  as folhas, vão mudando do vermelho para o rosa, com o verde a despontar a partir do centro da base.


Em subtis esbatidos, a mãe natureza, vai pincelando as suas folhas do rosa para o verde alface.



O meticuloso trabalho da natureza não pára, a cor rosa desaparece substituída pela cor verde-alface, que se manterá durante algum tempo, para progressivamente, dar lugar aos tons mais escuros do verde-esmeralda. 


Chegada aqui, a mãe natureza faz uma pausa para descanso e a cor verde-esmeralda  que lhe dá o tom principal, manter-se-á durante vários anos.  


Finalmente vão amarelecendo até cair, completando assim  o seu ciclo de vida. Todo este ciclo da mudança de cores das suas folhas, os seus abundantes cachos de flores, que dão lugar aos vibrantes cachos de bagas vermelhas, a sua fácil manutenção, fazem a Nandina ser tão popular nos jardins em quase todo o mundo.


As flores são pequenas, brancas no inicio, desenvolvendo-se em grandes cachos erectos. Nesta minha planta, começam a desenvolver-se no inicio da primavera  


Os cachos de flores a principio brancos, vão mudando  para subtis tons de rosa e branco. Quando as flores se abrem, expondo os seu estames dourados, parecem pequenas jóias feitas de pérola e ouro.



Durante o inverno, quando a natureza se despe das suas cores e a monotonia cromática se instala nos jardins, os cachos de bagas do Bambo Sagrado, com o seu vermelho vivo, dão cor e alegram o jardim. Amadurecendo no final do Outono, persistem durante o Inverno, servindo também de alimento ás aves. 




Nesta foto, podem ver-se os cachos de flores a despontar, os frutos maduros com alguns já secos e vários tons de transição das cores nas folhas.
No Japão, tradicionalmente, acredita-se que a cor vermelha também seja auspiciosa e tenha o poder de impedir o mal de se manifestar. Ainda segundo a tradição nipónica, quando plantada em frente ao lavabo, servia para purificar as mãos com as suas folhas



Gosto de todas as plantas que crescem no meu jardim e quintal (e de todas as outras também), mas o Bambu Sagrado, com os seus cachos flamejantes de bagas vermelhas, que em dias de chuva e sol parecem rubis cintilantes, contrastando com a sua densa folhagem verde, faz com que eu tenha uma especial predilecção por ela.
Segundo a tradição japonesa, quando plantada no jardim em frente à casa, funciona como um escudo, evitando o fogo.


Quando as folhas são jovens, estão revestidas de uma película cerosa, que faz com que em noites calmas e de neblina, as gotículas de orvalho se aglomerem formando perfeitas esferas de uma beleza indescritível e de vida breve. Periclitantes, cintilando de luz e reflexos, parecem pérolas feitas do cristal mais puro, onde resplandece efemeramente, a luz da manhã. 


Todas as partes da planta são venenosas e poderiam ser fatais se ingeridas. A planta é colocada na Categoria 4 de Toxicidade. È considerada não tóxica para os seres humanos, mas as bagas são consideradas tóxicas para gatos e animais de pasto. O consumo excessivo das bagas mata as aves.

Fonte: Kyounoryouri.JP
No país do Sol-Nascente, as suas folhas jovens e frescas, são utilizadas para decorar pratos de arroz vermelho, confeccionado em ocasiões especiais para celebrar em várias cerimónias, ou para ser oferecido como presente, desejando sorte.


Fonte:item.rakuten.co.JP

No Japão, na transição do Ano Velho para o Novo Ano, é tradição colocar na porta de casa lindos arranjos florais, em que são usados entre outros, os cachos de bagas da Nandina como amuleto da sorte e símbolo da alegria. Segundo a crença popular tem a virtude de afastar as dificuldades e transforma-las em boa sorte durante o ano. 

Fonte: i-nekko.JP hibinotayory
Com o mesmo fim, também são colocados no chão à entrada da casas, arranjos composto de ramos de Pinho, Bambu Sagrado, flores de Ameixa e flores de Adónis entre outras plantas. O Pinheiro com as suas agulhas sempre verdes, representa a prosperidade e a longevidade, o Bambu Sagrado a virtude da honradez, a flor da Ameixa, por ser a primeira do ano a despontar, representa  a Primavera, e a flor de Adónis (em japonês Fukujuso) que representa a persistência e fertilidade da vida, porque cresce mesmo debaixo da neve, e se crê, que atrai a boa sorte e a saúde. 
Deixo aqui um breve resumo desta magnifica planta. Espero que apreciem.