quinta-feira, 23 de março de 2017

Celebração de Nossa Senhora das Candeias. 01

A origem

Celebrou-se no passado dia 2 de Fevereiro o dia de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Luz.
A tradição neste dia, mescla o sagrado com o profano, como em muitas das celebrações que acontecem nas festas e romarias de Portugal e um pouco por todo o mundo.
Segundo algumas fontes, as festividades que se realizam neste dia, tem a sua origem durante a antiguidade grega ou romana, dedicado ao deus Pã. Na Irlanda a tradição Celta, diz-nos que esta celebração, tem origem numa festa que celebrava o culto, a uma divindade da sua mitologia: A deusa Brígida. Depois da Irlanda ter sido cristianizada, este dia passou a ser dedicado a Santa Brigida padroeira da Irlanda.
A Igreja Católica celebra neste dia a festa de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Luz.
Em qualquer das tradições e das celebrações, antigas ou recentes, o motivo foi e é o mesmo: a celebração da Luz.
Sem pretensões, eis aqui um pequeno resumo de uma pesquisa feita por mim, sobre o que se publicou acerca da origem desta celebração.

Nossa Senhora das Candeias
Imagem: rezairezairezai
Sobre este dia em Portugal e segundo a tradição, diz um ditado que:
        "Se o dia de Nossa Senhora das Candeias estiver a rir, está o Inverno para vir. 
Se estiver  a chorar, está o inverno a passar".
Este provérbio dedicado a este dia pela tradição popular, quer-nos dizer que se o dia estiver solarengo, ainda vamos ter muitos dias de inverno para vir, se pelo contrário o dia estiver chuvoso, brevemente os dias de inverno cessarão e teremos dias de bom tempo, como prenuncio da Primavera.
Hoje em dia, com as actuais alterações climatéricas, tenho duvidas quanto à certeza deste provérbio.
A fazer fé na tradição, diria que em breve virá bom tempo, pois no momento em que escrevo este texto, (dia 2 de Fevereiro) chove copiosamente, com fortíssimas rajadas de vento, acompanhadas de trovoada e granizo. Devido à intensidade da chuva e do vento, a visibilidade não irá alem dos cinquenta metros. Os serviços de meteorologia, prevêem a continuação do mau tempo, com aviso vermelho para algumas regiões do país.
A tradição neste dia, mescla o sagrado com o profano, como em muitas das celebrações que acontecem nas festas e romarias de Portugal e um pouco por todo o mundo.
Sem pretensões, eis aqui um pequeno resumo feito por mim, do que se publicou sobre a origem desta celebração 

O deus Pã


Segundo algumas fontes a festividade que se realiza neste dia, remonta à antiguidade grega ou romana. Celebrava-se nesta data uma festa em  honra do deus Pã, deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores.

Pã e a sua flauta
Imagem: portal-dos-mitos
Esta celebração, assinalava para os antigos povos, o fim de um ciclo de austeridade imposta pelo inverno e o inicio do ciclo da fertilidade, proporcionado pela primavera e o prenuncio de dias melhores, com o retorno dos dias maiores e com mais horas de luz do sol. Durante a celebração destas festas, à noite, os participantes percorriam as ruas e os caminhos, empunhando tochas acesas, que simbolizavam o regresso da luz do sol, entoando hinos e dançando ao redor das fogueiras, num ambiente de euforia festiva.

Celebrando a festa do inicio da Primavera
Imagem: Huffingtonpost.com
Se a tradição Greco-Romana, diz que este dia era dedicado ao deus Pã, a tradição Celta, diz-nos que esta celebração, tem origem numa festa que celebrava o culto, a uma divindade da sua mitologia: A deusa Brígida.

Continua...