quinta-feira, 4 de maio de 2017

DOMINGO DE PÁSCOA

O Compasso Pascal

Perpetuando a medieva tradição entre os cristãos, celebrou-se uma vez mais na minha paróquia, a Visita Pascal no Domingo de Páscoa.
      O Compasso Pascal é uma tradição cristã portuguesa, que consiste na visita casa a casa de uma paróquia (daqueles que a queiram receber), do Crucifixo de Cristo, no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes, para celebrar a sua Ressurreição.

O Compasso Pascal a caminho da minha casa
Um pequeno grupo de paroquianos ou mordomos, com ou sem o seu pároco, liderados por um crucifixo que representa a presença de Jesus vivo, percorre várias casas de outros paroquianos, que manifestem a sua vontade de receber a visita de Jesus Ressuscitado, no dia de Páscoa. Em cada uma das casas, após uma bênção inicial, os habitantes da casa visitada, beijam a cruz de Cristo como demonstração de adoração.
Fonte: Wikipédia
Mas, o que é o Compasso? Qual a sua origem? Compasso, por extensão ou sinédoque, também chamado Visita Pascal (Compasso da Visita Pascal), é uma forma abreviada da expressão latina: Crux cum passo Domino — isto é, designação da Cruz em que o Senhor padeceu. O Compasso é, em definitivo, a Cruz litúrgica que preside e acompanha os ritos cristãos.
A Cruz Pascal e os respectivos acessórios para o Compasso
Imagem: http//www.oamarense.com
A Cruz de Jesus Cristo, o Compasso, adornada e perfumada, como emblema da fé, acompanha o pároco quando ele, na visita pascal, vai visitar e benzer solenemente, as casas dos seus paroquianos. 
Fonte: http://repositorio.ucp.pt
O Roxo na Quaresma, convida-nos a uma profunda interiorização, num tempo de penitência e conversão, de jejum e oração. Lembra-nos do sentido de recolhimento que alimenta uma esperança, numa espera por um grande acontecimento, convocando-nos a uma preparação adequada".
Fonte: Wikipédia
Porque é Primavera a natureza alia-se a esta festa litúrgica, enfeitando-se com graciosas flores silvestres ou de jardim  de cor Roxa.
O meu jardim também se alia ao acontecimento. Eis algumas das flores com que se revestiu de roxo.

O meu Solanum, "vestido" de Roxo!
O meu Solanum, com o seu volume e  a sua profusão de tons roxos, também se aliou ao tempo pascal. 

Íris ou Lirio
Disse Jesus no Sermão da Montanha:
     "Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam, contudo vos digo que        nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles". (Evangelho de S. Mateus-Caps. 5-7)
Para enaltecer desta maneira uma simples flor é preciso amar muito toda a natureza. Os Lirios são das flores mais elegantes e belas que existem.

Centaurea Cyanus
Com a sua cor entre o Roxo e o Azul e o seu nome derivado da mitologia grega, a Centaurea é um símbolo da delicadeza e do amor verdadeiro dos filhos pelas mães.

Erva-das-sete-sangrias - Lithodora prostrata
Crescendo livres na montanha, a Erva-das-sete-sangrias e as Scillas, teceram um manto roxo, aliando-se com o tempo pascal. 


Mais delicada a Scilla, (a que nós por cá chama-mos de Pascoinhas), junto com a Erva-das-sete-sangrias, bordeja os caminhos dos bosques, lembrando ao caminhante, que o tempo é de reflexão. 

Flor de Fuchsia, ou brincos de princesa, com pétalas roxas.
O Roxo é uma cor mística e misteriosa estimulando o contacto com o lado espiritual. É a cor da transformação. A cor roxa é também associada à realeza. Quem será a princesa que irá usar estes brincos?

Imagem editada
Uma fotografia com o céu de um azul arroxeado, inspirou-me para a editar, tornando o céu um pouco mais roxo,  associando-o ao tempo da quaresma. O céu escuro que se abre e se transforma, ressuscitando para a luz a alegria e a esperança.