quarta-feira, 1 de março de 2017

1º DE MARÇO

1º DE MARÇO


        Março marçagão
        De manhã cara de riso
        À tarde cara de cão.


Este é um dos provérbios, que eu ouvi pronunciar pelas pessoas mais velhas, dedicado ao mês de Março. Este provérbio em forma de rima, alertar-nos para a instabilidade meteorológica dos dias deste mês, que podem amanhecer soalheiros e mudar repentinamente para chuvosos, ou vice-versa, várias vezes ao longo do dia.

Grelos, couves e ameixoeiros em flor numa manhã de Março
Há muitos provérbios sobre o mês de Março. Na sua maioria, estes provérbios, estão relacionados com o clima e a agricultura. Este é um mês, em que se começam a intensificar as tarefas para as culturas, que se desenvolverão durante os meses seguintes.

Fim de tarde num mês de Março. Vista da minha casa


Piolhinho, Piolhaço


Ainda sobre o mês de Março hã uma tradição muito curiosa que  consiste no seguinte:
       De manhã cedo, normalmente quando as pessoas estão ainda na cama, segurar um piolho entre os dedos e sorrateiramente surpreender alguém, colocando-lhe no pescoço o piolho entoando em voz alta:
        Piolhinho, piolhaço
        Eu te deito no teu cachaço
        Por ser o primeiro de Março.
Claro que esta tradição, deu (e não sei se ainda dá) lugar a zangas, discussões e bofetadas, porque se alguns, pouco se incomodavam porque já os tinham, outros, não achavam graça nenhuma  a esta brincadeira, de ficar com o piolho e com o receio de uma infestação.
Conheço pessoas que ainda hoje o fazem, mas sem piolho, só para manter a tradição. Felizmente que hoje em dia, estas infestações embora aconteçam são menos frequentes.
A propósito de piolhos, pensava eu, que só existia um tipo de piolho, o comum, aquele que a maioria de nós conhece, mas depois de averiguar, fiquei a saber que existem mais de três mil espécies, que se dividem em quatro sub-ordens:
        Piolhos sugadores/picadores que parasitam os mamíferos e onde se inclui o piolho humano  
        Piolhos sugadores/picadores que parasitam os facocheros e os elefantes
        Piolhos mastigadores. Duas espécies que mastigam aves e mamíferos.

Piolho da cabeça
Imagem:  Gilles San Martin em Wikimédia Commoons
Sobre os piolhos que parasitam os humanos, também pensava , que só existia aquele que a maioria de nós tivemos, quando frequentava-mos a escola primária, (que era, e é, o lugar privilegiado para as transmissões destes parasitas) mas agora sei, que existem duas sub-espécie:
         Piolho da cabeça - o piolho comum.
         Piolho do corpo - uma sub-espécie quase idêntica, mas que não é igual, (não confundir com o chato).
Chato ou piolho da púbis
Imagem: Wikipédia
O Piolho da cabeça, apesar da repulsa que lhe temos é inofensivo, mas, o piolho do corpo é perigoso, pois pode transmitir doenças como a febre das trincheiras, tifo e até a peste.
Actualmente, alguns cientistas acreditam que o incomodativo piolho da cabeça, prestou-nos  um especial serviço com as suas picadas, preparando as defesas do nosso corpo, imunizando-nos contra as infecções do perigoso piolho do corpo, pois onde havia piolhos da cabeça, não se encontravam piolhos do corpo.

Piolho do corpo
Imagem: Dominio publico em Wikimédia Commoons
Talvez a tradição do "Piolhinho piolhaço", tal como o costume de encostar as cabeças como saudação, seja mais um atavismo, que actuaria como vacinação inerente e inconsciente, contra os piolhos do corpo, para reduzir a ameaça das doenças que transmitem.

Frédéric Chopin


Frédéric Chopin, por Woddzinska
Imagem: Wikipédia
Celebra-se hoje, mais um aniversário do nascimento de Frédéric Chopin compositor e pianista, da era romântica, nascido na aldeia de Żelazowa Wola, na região da Mazóvia, Polónia,  a 1 de Março de 1810 e falecido a 17 de Outubro de 1849 em Paris, França.

Casa onde nasceu Frédéric Chopin
Imagem: wikipedia/commons
Frédéric Chopin, foi uma criança prodígio aclamada na sua terra natal. Recebeu as primeiras lições de piano pela sua irmã mais velha e posteriormente continuou a sua aprendizagem com a sua mãe. Aos sete anos já tinha composto duas obras para piano. Tornou-se então numa atracção dos salões  da aristocracia de Varsóvia. Actuou pela primeira vez em publico aos oito anos de idade.
Chopin recebeu as primeiras aulas de piano por um profissional aos seis anos de idade superando rapidamente o seu mestre em habilidade. Posteriormente o seu talento foi desenvolvido  com a supervisão de um renomado pianista e professor do conservatório de Varsóvia, que deu a Chopin algumas  lições de como tocar órgão e piano.

Casa onde Chopin viveu com a família em Varsóvia
Imagem: wikipedia/commons
Aos vinte anos de idade, no dia 2  de Novembro de 1830, Chopin deixou Varsóvia, onde na altura  a sua família vivia, para dar concertos na Europa Ocidental. Nunca mais regressaria à Polónia. 
Chopin nunca constituiu família. Em 1836, chegou a estar noivo de uma jovem polonêsa, mas o noivado foi cancelado pela sua família, talvez para dar inicio ao seu relacionamento com a escritora romântica francesa, Amandine Aurore Lucile Dupin, baronesa de Dudevant, mais conhecida pelo pseudónimo de George Sand, com quem manteve um conturbado relacionamento, durante dez anos.

Retrato de George Sand - Auguste Charpentier
Imagem: wikipedia/commons
Durante este período o seu delicado estado de saúde agravou-se, dando o seu ultimo concerto em Paris no ano de 1848.
Ainda visitou a Escócia e a Inglaterra, onde deu alguns concertos e apresentações de salão.
Voltou para Paris em 1849 debilitado e incapaz de ensinar e de se apresentar em publico. 

Retrato de Frédéric Chopin - Louis Auguste Bisson
Imagem: wikipedia/commons
A sua irmã Ludwika, cuidou dele no seu apartamento na Place Vendôme nº 12,  onde faleceu com 39 anos, vitima da tuberculose, ás primeiras horas do dia 17 de Outubro de 1849, rodeado pelos amigos. Como gostava muito de flores, logo depois da sua morte, recebeu tal quantidade, que parecia repousar num jardim.
Eis aqui um um endereço, para se deleitar com a obra deste genial musico e compositor: 



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Hi, Denise.
      Thank you for your comment. It's the first comment on my blog, thank you. I'm starting to post messages, but I still have a lot of difficulties organizing my blog. I hope I can do better.
      A little kiss to you and regards to Mr. Gregg.

      Manuel

      Eliminar