A Cruz
Neste tempo de quaresma que culmina com o Domingo de Páscoa é estranho e triste, devido à crise de saúde publica, ver a igreja fechada, sem movimento, não ouvir o repicar dos sinos chamando-nos para as celebrações religiosas Mais triste ainda é saber que no domingo de Páscoa, os sinos não repicarão alegremente, anunciando o inicio de uma tradição secular, a Visita Pascal ou Compasso com a Cruz anunciando a Ressurreição de Jesus Cristo, a Sua vitória sobre a morte e a Sua passagem transformadora nas nossas vidas. A Páscoa é, tempo de celebrar o amor e triunfo de Jesus Cristo, mas também de reflectir, renovar e ter esperança de mudar para melhor, tal como Ele nos ensinou.
Aderindo à iniciativa de colocar uma cruz devidamente decorada no exterior da nossa casa para assinalar a Semana Santa e celebrar o Domingo de Páscoa, construí e decorei esta cruz que aqui apresento para dar o meu testemunho. Segundo os promotores da ideia, a colocação da Cruz será uma forma de “celebrar e aproximar as pessoas das solenidades da Semana Santa, do Tríduo Pascal e Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor”.
Esta iniciativa, a meu ver é uma maneira de mitigar a falta das celebrações religiosas e a visita do Compasso Pascal com a Cruz símbolo da Ressurreição de Cristo, devido à contingência da pandemia da COVID-19.
Para todos sem excepção, uma Santa Páscoa